sábado, 28 de agosto de 2010

Money for the boys!

No esclarecimento feito ontem, a secretaria de Estado, recorda que os 5,1 milhões de euros surgiram na sequência de uma exigência dos partidos da oposição durante a discussão e aprovação do OE, onde foi decidido alterar o modelo de transferência de fundos até então em vigor ...

A secretaria de Estado recorda, aliás que "a ANAFRE tem conhecimento" de que a verba de 5,1 milhões "não se revela suficiente para pagar a todos os presidentes de junta em regime de permanência" ...

Segundo as contas da Administração Local, os autarcas em causa representam 10% dos 4.259 presidente de junta existentes no país, com vencimentos entre os 1.500 e os 2.500 euros ...
»»»»» o «««««
Mais uma pouca vergonha que surgiu ontem nas notícias. O nosso Ministro das Finanças nunca concordou com esta verba que, segundo as suas palavras, em meados de Março, na Assembleia da República, não era mais que "money for the boys", ou seja, um dinheirinho extra para aquecer o bolso dos amigos.
Agora, com a falta de tesouraria que se verifica, empata a transferência do "pilim" e começa o coro de protestos. Vá-se lá saber quem tem razão!
Mas não me coíbo de expressar aqui a minha opinião. Se, como o ministro afirmou, durante o debate do OE, as verbas para cobrir os ordenados desses presidentes de junta, já estão incluídas no orçamento, então tenho que me juntar a ele e discordar da decisão que foi tomada naquela altura. Para quê mais dinheiro? Para pagar um "prémio de produção" àqueles que se mostrarem mais competentes (leia-se subservientes)?
Até parece que vivemos num Eldorado onde o dinheiro abunda e se reparte ás mãos cheias por quem quer que seja, não importando muito se o merece ou não.
Haver 420 presidentes com salário pago ( e um bom salário como se pode ajuizar pelos valores mencionados acima) entre os 4.259 existentes em Portugal, já me deixa a pensar. A quem cabe a tarefa de decidir que juntas justificam um tal presidente? As muito pequeninas, em aldeias com menos de 2000 habitantes, entende-se que fiquem de fora, como aliás acontece em tudo o resto. As muito grandes, em cidades como Lisboa, Porto, Coimbra, Braga ou Viseu, entende-se que têm que ter quem as governe, mas são os partidos que escolhem os candidatos ao lugar e os colocam no poleiro. E cheira a léguas que estes 5 milhões pedidos como um extra, são dinheiro para os alfinetes desses lacaios.
E nem vale a pena discutir o que fazem esses senhores e se merecem o ordenado que lhes é pago.
Nem quem foi que decidiu quanto devem ganhar.
Nem que critério esteve por trás da escolha dos 420 que recebem.
Nem que alguns dos 3.839 que não recebem nada estão em completo desacordo com esta medida.
Quando é para receber todos se chegam à frente, não é verdade? Mas o problema é que a gamela já está vazia e não há mais nada para ninguém.
Mas cuidado, pois os habilidosos da política já descobriram que podem pedir emprestado e mandar pôr na nossa conta que a gente paga. Não sei quando, mas algum dia vamos receber a conta. E aí é que vai ser o bom e o bonito!
Como já cá não devo andar, nessa altura, vou deixar uma carta endereçada aos meus netos, prevenindo-os para irem poupando a pensar nesse dia. Fraca herança tenho para deixar aos meus descendentes!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Três meses para tirar uma unha!

Um rapaz de 13 anos, jogador de futebol nas camadas jovens no Ginásio de Alcobaça, andou mais de três meses com uma unha encravada e foi obrigado a deslocar-se diversas vezes ao Centro de Saúde de Alcobaça e ao Hospital das Caldas da Rainha antes de ver o problema resolvido.
Luís Pereira, pai de Carlos, contou ao CM que o filho foi no início de Maio ao Centro de Saúde de Alcobaça por causa da unha encravada no primeiro dedo do pé direito. Foi medicado e colocado a pensos. A 4 de Julho, foram ao Hospital das Caldas da Rainha e a situação, em termos gerais, repetiu-se. Carlos foi instruído nesta unidade de saúde para voltar mais tarde e ser atendido pela cirurgiã, só que ela nunca estava e a consulta foi sucessivamente adiada. Na segunda-feira, a consulta voltou a ser adiada. Farto, Luís Pereira arranjou uma solução:
- Passei por cima do sistema e marquei uma consulta na urgência. Em três minutos o cirurgião de serviço chegou com um bisturi, extraiu um bocado da unha, resolveu o problema e acabou com o sofrimento ao miúdo que estava farto de sofrer.
Com o pai muito revoltado
Pelo “encravanço” duma unha
Ora, vejam o resultado
Quase precisava duma cunha!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Quanto vale um cabaço?

Uma húngara de 19 anos, identificada como “Miss Primavera” está a leiloar a sua virgindade na televisão, através do canal “Tabu”. A mulher que mede 1,80 cm e que pesa 75 quilos afirma que nunca teve namorado e que está a fazer esta campanha para salvar a casa da mãe.
Esta não é a primeira vez que a mulher tenta vender a virgindade. Na primeira vez, tentou fazê-lo na “eBay”, mas acabou por ver o anúncio cancelado por violar os termos de utilização.
Até ao dia 25 de Agosto, os interessados devem enviar o valor para o canal, sendo que se trata apenas de uma noite. A húngara já recusou uma proposta de 122 mil euros de um inglês pelo facto de este querer manter um relacionamento.


Os interessados devem apressar-se, pois restam apenas 24 horas do prazo estabelecido pela "menina" para o fim do leilão. E quem se atrasar não leva nada. Nem as sobras!

Aldrabões & Cia!

O presidente da Liga dos Combatentes (LC) convidou o escritor António Lobo Antunes a "esclarecer, confirmar, negar ou dar a sua interpretação sobre as afirmações", feitas num livro publicado há um ano, sobre a Guerra Colonial em Angola.
.../...
Em causa está um trecho de uma entrevista (publicada em livro há um ano), citada na carta aberta, em que Lobo Antunes declara: "No meu batalhão [em Angola] éramos 600 militares e tivemos 150 baixas. Era uma violência indescritível (...) Eu estava numa zona onde havia muitos combates e para poder mudar para uma região mais calma tinha de acumular pontos. (...) E para podermos mudar, fazíamos de tudo, matar crianças, mulheres, homens. Tudo contava, e como quando estavam mortos valiam mais pontos, então não fazíamos prisioneiros."
.../...
Na carta aberta, o general sublinhou ainda que Lobo Antunes "não necessita de usar formas deturpadoras de uma realidade que sabe não ter vivido", pois "mesmo a ficção é ridícula e perigosa, quando usa desta forma uma hipotética realidade que acaba por se transformar em realidade histórica face à força de quem a usa".
In «Diário de Notícias»

domingo, 22 de agosto de 2010

A celeridade da justiça portuguesa!

O presidente da Câmara de Loulé foi condenado pelo tribunal a pagar uma multa diária equivalente a 8% do salário mínimo por não ter cumprido a ordem de encerramento de duas discotecas de Verão de Vilamoura.
Em causa está uma providência cautelar interposta pela Associação de Discotecas do Sul e Algarve (ADSA) que motivou o Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé a determinar o encerramento de duas discotecas no dia 13 de Agosto.
Os clubes de verão que deveriam ter sido encerrados mas se mantêm abertos são o "Faces", propriedade da estilista Fátima Lopes e que funciona no Tivoli Marinotel, e o "Villa", instalado no hotel Dom Pedro, ambos em Vilamoura. 
Num despacho do juiz de Direito em turno nos tribunais administrativos e fiscais de Beja, Sintra e Loulé emitido sexta-feira e a que os jornalistas tiveram acesso, o presidente da Câmara de Loulé é condenado ao pagamento de uma multa. 
O montante diário foi fixado em 8% do salário mínimo nacional por cada dia de atraso no cumprimento da decisão da providência cautelar, datada de 13 de Agosto, quando foi decretada a suspensão dos alvarás de licença especial de ruído. 
Como a decisão judicial não foi cumprida de imediato, a ADSA decidiu requerer ao tribunal a notificação da GNR e da ASAE no sentido de fazer cumpri-la com urgência, já que o encerramento daqueles espaços nocturnos está previsto para hoje.
In «Jornal de Notícias»
»»»»» o «««««
Pensando bem, uma multa destas é capaz de levar o presidente da Câmara à falência. E pensando melhor, o mais certo é o dinheiro sair dos cofres da Câmara, o que quer dizer que somos nós, os Zés-Pagantes, aqueles a quem o senhor juiz condenou.
Será que vai haver recurso para o Tribunal da Relação?
Se calhar não, pois não se antevêem aqui grandes ganhos que entusiasmem algum tubarão da advocacia portuguesa.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Preconceito - O Pipi da S'Tora Bruna!

Professora mostra pipi e é suspensa!
Deputado furta gravadores e nada!
Portugal hipócrita - o país em que mais vale furtar e ser apanhado em vídeo do que ser fotografada a mostrar o pipi numa revista.
A comparação não será a ideal, alguns dirão que é pura demagogia. E até pode ser, admito e dou de barato. Mas pelo menos é elucidativa do tratamento algo desfasado que as nossas autoridades dão a dois casos, um mais grave que mete electrónica e outro mais divertido que envolve nudez. Pipi e os gravadores poder-se-ia chamar este filme. 
No mesmo país em que assistimos ao furto de dois gravadores por um deputado da Nação sem que o acto tenha consequências profissionais para o senhor, vemos uma professora ser suspensa de imediato porque mostrou o pipi e as maminhas na revistaPlayboy. 
O mais grave é que o furto parece ter sido efectuado no interior das instalações da AR e ao que consta a professora não terá realizado a sessão fotográfica na sala de aula ou no recreio com a pequenada toda a bater palmas enquanto jogava à macaca. 
O deputado Ricardo diz ter praticado "acção directa" para defender a honra, já a professora Bruna perdeu a honra ao praticar a "acção directa" de despir a roupinha. 
Temos por um lado uma professora que não pode continuar a lidar com crianças porque meia Mirandela e alguma malta de Valpaços a viu nua na revista Playboy e por outro um deputado que pode continuar sentado no quentinho da AR depois de todo o país o ter visto "abafar" dois gravadores da revista Sábado. É justo.
Com isto podemos deduzir que para vermos o deputado Ricardo Rodrigues ser suspenso de funções seria provavelmente necessário que este pousasse nu para uma revista feminina ou fizesse um strip-tease durante a comissão de inquérito PT/TVI. A mesma comissão onde vemos o Sr. deputado insistentemente apelar à moral e à legalidade. 
Uma coisa é certa, se a "Stôra" Bruna fosse deputada tenho a certeza que não furtaria gravadores ou máquinas fotográficas a jornalistas, até porque provavelmente estaria nua e não teria bolsos para esconder o material. Já o Sr. Deputado, a menos que faça um Lap dance a Mota Amaral não vejo forma de ser admoestado. 
Posto isto e fazendo o ponto final de situação:
Ser professora e cumulativamente mostrar o pipi numa revista : NÃO!
Ser deputado e furtar gravadores a jornalistas : SIM!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lançar o pânico e lucrar com isso!

Lisboa - A Direcção-geral da Saúde diz que a nova bactéria já está em Portugal mas garante que estão a ser preparadas medidas de combate às infecções.
Fonte da Direcção-geral da Saúde garantiu à SIC que não foram contabilizados números de casos no país com esta bactéria ou até casos de morte, mas explica que "num futuro próximo, sem data marcada, quando forem detectadas bactérias e outros micro organismos preocupantes, será obrigatória a declaração da bactéria".
A superbactéria — encontrada em bactéria contendo o gene Nova Délhi metalo-lactamase-1 (NDM-1) — foi inicialmente identificada no ano passado em um paciente sueco que deu entrada em um hospital indiano. Segundo relato da revista médica britânica The Lancet , a bactéria contendo o gene NDM-1 teria sido encontrada em 37 britânicos que receberam tratamento médico no sul da Ásia. 
A superbactéria instala-se no aparelho digestivo, provocando a partir daí multi-infecções no organismo, nomeadamente nos sistemas urinário e respiratório, que se tornam muito difíceis de tratar.
»»»»» o «««««
No ano passado foi a Gripe A, com os resultados que nós sabemos. A companhia farmacêutica que produzia as vacinas encheu o saco à conta do pânico geral espalhado a nível planetário. No fim de tudo, a montanha pariu um rato e todos tiveram que arcar com os seus prejuízos e... cara alegre. No caso português, em que não temos dinheiro nem para mandar cantar um cego, lá se foram 50 milhões e, vá lá, porque conseguimos cancelar a segunda parte da encomenda. Em países mais ricos, como a França ou a Alemanha, ficaram atolados em vacinas sem qualquer serventia e andaram, depois, a leiloá-las pelo melhor preço e oferecê-las a quem as quisesse levar, mesmo de borla.
Engraçado que nunca ninguém se referiu aos lucros gerados pelas vendas da tão procurada vacina e parece que todo o mundo ficou satisfeito da maneira como o caso foi encerrado. Como foi o Orçamento de Estado, dos países envolvidos, a arcar com o prejuízo e o «Zé-pagante» nunca reage, tudo acabou em bem. Quem encheu o bolso, esfregou as mãos de contente e ficou à espera da próxima oportunidade de voltar a meter a mão na massa.
Será que já está a caminho? Será que a notícia acima tem alguma coisa a ver com isso?
Vamos esperar para ver e ... olho aberto!

Parlamento Europeu! Bendito emprego!

oOo
oOo
oOo
oOo
oOo
oOo
oOo

sábado, 14 de agosto de 2010

Cara nova!

A pedido do Leiria mudei o aspecto do blog. Depois hão-de (e não hadem, como diz o Jorge Coelhone!!!) dizer-me se gostam mais assim ou se tenho que voltar à primeira forma. Ou a uma nova! O que mais há são alternativas, é tudo uma questão de gosto e de tempo para o fazer.
Eu gosto, particularmente, do cachinho de uvas!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Será que estamos na falência? Não parece!

420.000,00 € - TAP - administrador - Fernando Pinto
371.000,00 € - CGD - administrador - Faria de Oliveira
365.000,00 € - PT - administrador - Henrique Granadeiro
250.040,00 € - RTP - administrador - Guilherme Costa
249.448,00 € - Banco Portugal - administrador - Vítor Constâncio
247.938,00 € - ISP - administrador - Fernando Nogueira
245.552,00 € - CMVM - Presidente - Carlos Tavares
233.857,00 € - ERSE - administrador - Vítor Santos
224.000,00 € - ANACOM - administrador - Amado da Silva
200.200,00 € - CTT - Presidente - Mata da Costa
134.197,00 € - Parpublica - administrador - José Plácido Reis
133.000,00 € - ANA - administrador - Guilhermino Rodrigues
126.686,00 € - ADP - administrador - Pedro Serra
96.507,00 € - Metro Porto - administrador - António Oliveira Fonseca
89.299,00 € - LUSA - administrador - Afonso Camões
69.110,00 € - CP - administrador - Cardoso dos Reis
66.536,00 € - REFER - administrador - Luís Pardal: Refer
66.536,00 € - Metro Lisboa - administrador - Joaquim Reis
58.865,00 € - CARRIS - administrador - José Manuel Rodrigues
58.859,00 € - STCP - administrador - Fernanda Meneses
---///---
Circula pelas caixas de correio electrónico, de muita gente que conheço, esta lista como sendo o salário mensal que auferem estes gestores públicos. Pessoalmente não acredito que isso possa ser verdade. Mas acredito que possa ser um exercício feito por alguém que sabe do que está a falar e resolveu juntar tudo num único bolo (salário + subvenções + ajudas de custo + prémios de gestão) e dividir por 12 (meses) para nos dar uma ideia de quanto custa ao erário público, por mês, manter estes senhores nos respectivos tachos.
Estes valores, a ser verdade o que se tenta fazer crer, se comparados com a média salarial do funcionário público (comum) que anda pelos 900€, são mais que «pornográficos»!
E esta semana, na Assembleia da República, discutia-se o porquê de o Ministro das Finanças ter suspendido o pagamento destes prémios, «por falta de liquidez»!
Levem o meu 13º mês para pagar a esses pobrezinhos e evitar que passem fome!



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Moral da Democracia na União Europeia!

Foi aprovada a aposentadoria aos 50 anos com 9.000 euros/mês, para os funcionários da EU! Uma parte desses privilegiados vai ter reformas de 1.515 euros/mês, depois de um ano e 11 meses de serviço. O equivalente ao que recebe (por exemplo nada comparado com o nosso) um assalariado francês, depois de trabucar 40 anos. Numa altura em que o futuro das pensões está ameaçado, há funcionários europeus a beneficiarem de pensões entre 12.500 e os 14.000 euros/mês, depois de 15 anos de carreira, e sem pagarem cotizações! Quem aprova estas imoralidades? Eles mesmos, os tecnocratas de democracia capitalista burguesa da EU. Quem sustenta estas existências com tão escandalosos privilégios? Os que produzem a riqueza com sangue, suor e lágrimas, para depois de 40 anos de canseiras terem de viver com as reformas do medo e da humilhação! 
E, a quem tem dado o seu voto a maioria dos marginalizados da riqueza que produzem? Aos vampiros que os sugam até ao tutano – as elites, que através dos seus capatazes fazem leis segundo os seus interesses! Infelizmente, a maioria das vítimas do vampirismo ainda não percebeu que a sua mente está colonizada pelo Capitalismo-Egoismo-Vampirismo, gerador da ignorância, do comodismo, da inveja, da chico-esperteza disfarçada de caridade, que não olha a meios para atingir os fins, e do alto da sua eloquência farisaica, oportunista e imbecil, proclama que é preciso estar com os pés bem assentes na terra e não embarcar em utopias… Parabéns a esse trio CEV por, ainda em pleno século XXI conseguir acomodar a plebe de estômago vazio, com pão, circo e futebol… 
Existem, a meu ver, diversos contrastes neste texto que transcrevi e fraseei, que não poderia deixar de enumerar: Quem o escreveu esqueceu-se de referir que nessas chorudas reformas estão englobados “patriotas da esquerda”que tudo atacam, mas que neste caso e outros semelhantes se mantêm caladinhos, porque a água corre-lhe de feição para o seu lameiro… Sendo assim, todo o farisaísmo e oportunismo de uns revela o mesmo rol de adjectivos para aqueloutros. Abrir a boca e bocejar contra os outros é fácil, mas bater no peito e reconhecer as nossas culpas é um tanto ou quanto mais difícil… Bate tudo no mesmo sino, as mesmas badaladas, pois, sendo a nosso favor, com os olhos abertos ou fechados, anuímos com um sorriso… que nada tem de democrático mas de enorme egoísmo. 

Neste conjunto há pessoas 
No mesmo rol pessoas há 
Umas de consciências boas 
Outras de condição sempre má!
By : A.T.Verde

Reformas milionárias!

As pensões acima dos 5 mil euros atribuídas pela CGA aumentaram mais de 20% até Agosto. Daniel Sanches é o campeão em 2010, com mais de 7 mil euros.
Desde Setembro do ano passado, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) atribuiu 72 reformas acima dos 5 mil euros brutos. Trata-se de um aumento de 23% em termos homólogos, avança o jornal ‘i'.
Para obter "uma maior moralização do sistema" na atribuição de reformas milionárias, o Governo fixou, a partir de 1 de Julho de 2007, um limite mensal, relativo a 12 Indexante de Apoios Sociais (IAS), para as pensões calculadas com base nos melhores dez dos últimos 15 anos, de 5.030,64 euros.
O ‘i' escreve que, apesar de o Governo garantir que o tecto de 5.030,64 euros já se aplica também aos funcionários públicos que se reformem através da CGA, este ano já se reformaram 51 trabalhadores com pensões acima deste patamar.
O ex-ministro da Administração Interna de Santana Lopes é o campeão das reformas milionárias este ano. Daniel Sanches vai reformar-se em Setembro da Procuradoria-Geral da República com uma pensão mensal de 7.316,45 euros, revela o jornal.
Daniel Sanches junta-se assim a outros antigos governantes com reformas douradas, como Eduardo Catroga (9.693 euros) e Correia de Campos (5.524 euros) e Luís Filipe Pereira (5.663 euros).
In «Económico»

Termo de abertura!

Vai, este blog, servir para tornar público tudo aquilo que chegar ao meu conhecimento e que sirva para pôr à vista a careca dos nossos políticos, muito especialmente aqueles que são considerados tachistas e corruptos.