terça-feira, 24 de maio de 2016

Manuel Pinho exige 7,8 milhões!



Vocês já ouviram a última?
Este marmelo quer uma indemnização de 7,8 milhões de euros, como compensação por ter aceitado fazer parte do governo de Sócrates!
E quem paga?
Estão a brincar comigo, ou quê?

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Patrão ausente ...!

... faz trabalhador indolente!
O Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos está a acabar o mandato e prepara-se para entregar a pasta com 74,5 milhões de euros de prejuízo. Que rico serviço prestaram à Nação Portuguesa!


E, se bem me lembro, desde que rebentou a crise de 2008, vinda dos Estados Unidos da América por causa da bolha imobiliária, tem sido sempre assim a cada trimestre que passa.
Salários milionários ganham eles, como toda a gente sabe, mas mostrar serviço não é com eles. E como são sempre escolhidos de acordo com a sua cor política, está claro que não prestam contas a ninguém.
Cada vez me sinto mais triste com aquilo que a política nos dá (ou nos tira, como é aqui o caso)!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Versão nova de «Os Lusíadas»!


I
As sarnas de barões todos inchados
Eleitos pela plebe lusitana
Que agora se encontram instalados
Fazendo o que lhes dá na real gana
Nos seus poleiros bem engalanados,
Mais do que permite a decência humana,
Olvidam-se do quanto proclamaram
Em campanhas com que nos enganaram!
II
E também as jogadas habilidosas
Daqueles tais que foram dilatando
Contas bancárias ignominiosas,
Do Minho ao Algarve tudo devastando,
Guardam para si as coisas valiosas
Desprezam quem de fome vai chorando!
Gritando levarei, se tiver arte,
Esta falta de vergonha a toda a parte!
III
Falem da crise grega todo o ano!
E das aflições que à Europa deram;
Calem-se aqueles que por engano
Votaram no refugo que elegeram!
Que a mim mete-me nojo o peito ufano
De crápulas que só enriqueceram
Com a prática de trafulhice tanta
Que andarem à solta só me espanta.
IV
E vós, ninfas do Coura onde eu nado
Por quem sempre senti carinho ardente
Não me deixeis agora abandonado
E concedei engenho à minha mente,
De modo a que possa, convosco ao lado,
Desmascarar de forma eloquente
Aqueles que já têm no seu gene
A besta horrível do poder perene!
(Luiz Vaz Sem Tostões)

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Panama Papers!

Publicado, hoje, no Económico!

Decidi denunciar a Mossack Fonseca porque considero que os seus fundadores, empregados e clientes devem ser confrontados com o seu papel nestes crimes", escreve a fonte dos 'Panama Papers', num artigo divulgado pelo jornal alemão "Süddeutsche Zeitung" em que mantém secreta a sua identidade, assinando apenas 'John Doe'.
Reiterando a ideia de que não trabalha para qualquer Governo ou serviço secreto, a fonte aponta a desigualdade na distribuição de rendimentos como uma das características da sociedade actual e justifica isso com uma "corrupção massiva e generalizada", exposta nos referidos 'Panama Papers'.
Mais do que simples peça da máquina de gestão de fortunas, a Mossack Fonseca usou a sua influência para escrever e distorcer leis a escala mundial de forma a favorecer interesses criminosos ao longo de décadas", refere 'John Doe'.
Mesmo considerando que as empresas offshore "não são ilegais", a fonte dos 'Panama Papers' destaca o facto de se encontrarem ligadas a uma série de crimes além da evasão fiscal.
Chegou o tempo de agir, refere, solicitando à Comissão Europeia, ao Parlamento britânico, ao Congresso dos Estados Unidos e aos diversos países para que sejam adoptadas medidas tendentes a acabar "com os abusos dos registos de comércio".
Quanto a bancos, entidades reguladoras e autoridades fiscais, todos merecem críticas de 'John Doe': As decisões escolheram como alvos os cidadãos com baixos e médios rendimentos, mas os mais ricos e poderosos ficaram à margem desse processo, acusa.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

O velho mamão!

Este recusa-se a vir a Portugal prestar declarações à Comissão de Inquérito do caso Banif. E eu sei porquê, ele tem um historial mais sujo que pau de galinheiro.
O Banif é uma gota quando comparado com o oceano que foi o BPN. E quem era o responsável nessa altura? Pois é, pergunta puxa pergunta e num instantinho se pode passar de um caso para o outro e começar a fazer comparações.
Lembro-me deste melro desde que ele começou a andar na política atrelado ao Mário Soares. Teve sempre tachos de primeira e terminou em beleza com um lugar de Vice no BCE que lhe vai durar até perto dos 80. Reforma dourada, não há dúvida! Mas quando morrer deixa cá tudo!