sexta-feira, 6 de maio de 2016

Panama Papers!

Publicado, hoje, no Económico!

Decidi denunciar a Mossack Fonseca porque considero que os seus fundadores, empregados e clientes devem ser confrontados com o seu papel nestes crimes", escreve a fonte dos 'Panama Papers', num artigo divulgado pelo jornal alemão "Süddeutsche Zeitung" em que mantém secreta a sua identidade, assinando apenas 'John Doe'.
Reiterando a ideia de que não trabalha para qualquer Governo ou serviço secreto, a fonte aponta a desigualdade na distribuição de rendimentos como uma das características da sociedade actual e justifica isso com uma "corrupção massiva e generalizada", exposta nos referidos 'Panama Papers'.
Mais do que simples peça da máquina de gestão de fortunas, a Mossack Fonseca usou a sua influência para escrever e distorcer leis a escala mundial de forma a favorecer interesses criminosos ao longo de décadas", refere 'John Doe'.
Mesmo considerando que as empresas offshore "não são ilegais", a fonte dos 'Panama Papers' destaca o facto de se encontrarem ligadas a uma série de crimes além da evasão fiscal.
Chegou o tempo de agir, refere, solicitando à Comissão Europeia, ao Parlamento britânico, ao Congresso dos Estados Unidos e aos diversos países para que sejam adoptadas medidas tendentes a acabar "com os abusos dos registos de comércio".
Quanto a bancos, entidades reguladoras e autoridades fiscais, todos merecem críticas de 'John Doe': As decisões escolheram como alvos os cidadãos com baixos e médios rendimentos, mas os mais ricos e poderosos ficaram à margem desse processo, acusa.

Sem comentários:

Enviar um comentário