sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Cheira-me a esturro!

Esta notícia que encontrei na capa de um dos jornais de hoje cheira-me a esturro. Para limpar os balanços dos bancos alguém terá que pagar a factura e também me cheira que ninguém dará um passo em frente para se voluntariar a fazê-lo. Ou seja, serão os mesmos de sempre a alombar com a carga.


O Governo está a estudar soluções para retirar dos balanços dos bancos 15 mil milhões de euros em crédito malparado. Em cima da mesa estão várias possibilidades, incluindo a venda das carteiras de crédito a investidores institucionais, juntamente com a criação de condições para proteger as empresas devedoras e facilitar a sua recapitalização, com apoios do Estado.
De acordo com os últimos dados, o total de crédito malparado em Portugal ronda os 18 mil milhões de euros, dos quais 13 mil milhões são relativos a empresas e o valor restante diz respeito a fi nanciamentos a particulares. É um problema que penaliza a rentabilidade dos bancos e dificulta o financiamento à economia, numa altura em que o país precisa de investimento como de pão para a boca.

1 comentário:

  1. Utilizam o dinheiro dos pobres,
    para salvar os banqueiros
    perigo à vista, colocam os cobres
    nas mãos sujas dos batoteiros!

    ResponderEliminar