quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lançar o pânico e lucrar com isso!

Lisboa - A Direcção-geral da Saúde diz que a nova bactéria já está em Portugal mas garante que estão a ser preparadas medidas de combate às infecções.
Fonte da Direcção-geral da Saúde garantiu à SIC que não foram contabilizados números de casos no país com esta bactéria ou até casos de morte, mas explica que "num futuro próximo, sem data marcada, quando forem detectadas bactérias e outros micro organismos preocupantes, será obrigatória a declaração da bactéria".
A superbactéria — encontrada em bactéria contendo o gene Nova Délhi metalo-lactamase-1 (NDM-1) — foi inicialmente identificada no ano passado em um paciente sueco que deu entrada em um hospital indiano. Segundo relato da revista médica britânica The Lancet , a bactéria contendo o gene NDM-1 teria sido encontrada em 37 britânicos que receberam tratamento médico no sul da Ásia. 
A superbactéria instala-se no aparelho digestivo, provocando a partir daí multi-infecções no organismo, nomeadamente nos sistemas urinário e respiratório, que se tornam muito difíceis de tratar.
»»»»» o «««««
No ano passado foi a Gripe A, com os resultados que nós sabemos. A companhia farmacêutica que produzia as vacinas encheu o saco à conta do pânico geral espalhado a nível planetário. No fim de tudo, a montanha pariu um rato e todos tiveram que arcar com os seus prejuízos e... cara alegre. No caso português, em que não temos dinheiro nem para mandar cantar um cego, lá se foram 50 milhões e, vá lá, porque conseguimos cancelar a segunda parte da encomenda. Em países mais ricos, como a França ou a Alemanha, ficaram atolados em vacinas sem qualquer serventia e andaram, depois, a leiloá-las pelo melhor preço e oferecê-las a quem as quisesse levar, mesmo de borla.
Engraçado que nunca ninguém se referiu aos lucros gerados pelas vendas da tão procurada vacina e parece que todo o mundo ficou satisfeito da maneira como o caso foi encerrado. Como foi o Orçamento de Estado, dos países envolvidos, a arcar com o prejuízo e o «Zé-pagante» nunca reage, tudo acabou em bem. Quem encheu o bolso, esfregou as mãos de contente e ficou à espera da próxima oportunidade de voltar a meter a mão na massa.
Será que já está a caminho? Será que a notícia acima tem alguma coisa a ver com isso?
Vamos esperar para ver e ... olho aberto!

Sem comentários:

Enviar um comentário